O tom rosa quartzo tem esse nome porque se assemelha a cor da pedra, um rosa clarinho. Ele ganhou evidência após ser eleito pela Pantone Color Institute como a cor do ano, em 2016.

Mas isso não quer dizer que passou do prazo de validade, pelo contrário, o tom está sendo revisitado e continua como tendência. Inclusive, ele foi rebatizado como Millennial Pink e é aposta para o verão 2017/2018. Aprenda como usá-lo!

Entenda o significado do rosa quartzo

Esqueça o pink, o rosa agora é chique e mais translúcido. De acordo com o próprio Pantone Color Institute, o rosa quartzo transmite compaixão e sensação de compostura. Também é mais sofisticado e apresenta-se mais envelhecido. É, ao mesmo tempo, persuasivo e gentil.

O rosa fica muito mais elegante no tom pastel, trazendo nostalgia às peças com essa cor. Remete às memórias da infância, como sorvete e doces de pâtisserie. Independentemente de onde for aplicada, a cor traz romantismo, conforto, suavidade, feminilidade e ternura.

A decoração, a fotografia e o design incorporaram o tom, assim como as passarelas. No mundo da moda, a cor é versátil e pode ser aplicada em ocasiões diferentes. As combinações podem levar para o estilo casual ou formal.

Saiba que estilos casam com o tom

As produções mais minimalistas, exploradas em redes sociais como Tumblr e Pinterest, mostram os estilos esporte e casual, mas também é possível criar um look mais clássico ou formal variando os acessórios, como bolsas e sapatos.

Mesmo que a roupa seja mais despojada, como um moletom rosa quartzo e jeans, se você coloca uma sobreposição de colete na cor cinza, calça um scarpin ou sandália nude e usa uma carteira também no tom de rosa pastel, o look fica super chique e elegante para uma reunião.

Mas se deseja algo mais informal, pode usar uma maxi camiseta com um shortinho e um tênis casual que também dá certo. Para incrementar o look, acrescente uma mini bag ou mini mochila na mão, transversal, ou na cintura que a composição ficará excelente.

Varie nas proporções para tornar o look mais moderno

Seja para uma combinação mais formal ou casual, você pode usar o rosa em um look monocromático, que é um clássico, ou elaborar diferentes propostas combinando o tom com outras cores. Misturar o rosa com cinza ou com o jeans não tem erro, combinam perfeitamente. Outra combinação coringa é o rosa quartzo com o azul serenity, ambos eleitos cores do verão.

O rosa com branco ou com tons pastel exploram bem a delicadeza e a feminilidade. Também é possível trazer sensualidade misturando peças de tecido leve — como a seda — com lingerie à mostra. E, para ousar, o rosa com vermelho traz mais atitude. Essas mixagens não são restritas aos tecidos, sapatos e bolsas também entram na composição.

Aprenda e ressignificar o rosa

Por muito tempo, o rosa esteve preso ao universo feminino. Mas isso está mudando e há um movimento com carga política que busca garantir essa emancipação, tornando o rosa uma bandeira do genderless — conceito de moda agênero.

Essa ressignificação está ligada ao feminismo e à luta pelos direitos LGBT. Com o objetivo de flexibilizar conceitos de masculinidade, homens estão aderindo ao rosa. Afinal, a moda também possui essa função e explorar esse tom também é um movimento social.

Deu para perceber a importância e o porquê do rosa quartzo permanecer como tendência para o verão 2017/2018? Agora é só escolher o estilo que mais lhe agrada para usar a cor nas suas produções, que podem ser tanto  para o dia quanto à noite. Gostou das dicas? Então compartilhe nosso post nas suas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!