O casamento é um evento muito especial na vida de uma mulher, e a preparação é cheia de detalhes. A escolha dos sapatos de noiva é um deles.

Para sentir-se linda e confiante, o sapato deve ter conforto e beleza. Mas na hora da compra vêm as dúvidas. Alto ou baixo? Com detalhes ou sem? Qual cor? Fique tranquila, pois este texto apresenta 5 dicas para escolher o sapato perfeito para o seu grande dia. Acompanhe!

1. Inspire-se no vestido de noiva

Para não ficar indecisa sobre o sapato, escolha-o baseando-se no vestido de noiva. A cor, a textura e o tecido vão inspirar você. Até os acessórios podem ajudar nesse momento, mas o mais importante é escolher um modelo que combine com a sua personalidade.

Pense no sapato como um complemento do vestido. Se optar por um modelo tradicional, o sapato deve seguir a mesma linha, de preferência na cor branca. Mas se você deseja inovar e criar um visual mais moderno, o sapato pode ser mais ousado, com a cor que lhe agrade.

Um detalhe importante é observar o comprimento do vestido. Ele deve ser ajustado de acordo com a altura do seu sapato. Portanto, lembre-se de que quando fizer a sua escolha, você deve levá-lo para a prova do vestido e fazer os devidos ajustes. O tamanho ideal é quando a barra do vestido esconde o sapato, aparecendo apenas a ponta ao sentar-se.

2. Experimente modelos e cores variadas

Entre os modelos, existem os abertos para o verão e fechados para o inverno. Scarpins, sandália e peep toe são algumas opções. O material geralmente é feito de tecido, igual ou semelhante ao vestido. Outra escolha muito elegante é o sapato revestido de couro. Além da beleza, ele oferece firmeza ao andar e deixa a mulher mais sofisticada.

As cores mais tradicionais são o branco, o creme e o marfim. Elas trazem o requinte e glamour característico do casamento. Já as noivinhas mais modernas costumam optar por sapatos coloridos. Eles dão aquele toque de estilo próprio e você pode combiná-los com a tonalidade do buquê. Fica um charme!

3. Saiba onde vai pisar

O local do casamento influencia diretamente na escolha do sapato, afinal, ninguém casa na praia com salto agulha se não houver uma estrutura que favoreça o uso desse tipo de sapato, não é mesmo? O solado do calçado deve ser adequado para o tipo de piso.

Pense no caminho que percorrerá durante a cerimônia e a festa para escolher a opção mais confortável. Se possível, faça um teste usando o calçado no ambiente.

4. Escolha seu salto preferido

Escolher um salto que você já esteja acostumada a usar é fundamental para o seu conforto. A dica é optar pelo seu salto preferido, aquele que deixa você mais segura e confiante. Dessa forma, você não terá que adaptar-se a um novo modelo, e o seu caminhar fluirá melhor.

Se possível, para a sua comodidade, opte por um sapato leve. Antes de comprá-lo, dê uma volta pela loja e teste. Verifique como ele fica no seu pé em variadas situações: em pé, sentada e caminhando. Lembrando que o melhor horário para experimentar o sapato é no fim do dia, quando os pés ficam mais relaxados.

5. Priorize o conforto e use o sapato antes do grande dia

Escolher um sapato confortável é muito importante, mas você também pode seguir algumas dicas e truques para ele se adaptar melhor ao seu pé. Por exemplo, não deixe para inaugurar o calçado no dia da festa. Você pode usá-lo para treinar a entrada na igreja e a dança. Acostume-se com ele e se preciso use-o para ceder. Portanto, não deixe para comprar o sapato na última hora e teste todas as possibilidades.

Agora ficou mais fácil escolher os seus sapatos de noiva? Não se esqueça de avaliar bem o local do casamento, o tipo de piso e o mais importante: o seu estilo e personalidade. Que os seus pés estejam lindos e confortáveis nesse dia tão especial!

Se você gostou das dicas, compartilhe-o nas redes sociais para que mais noivas confiram o post!