COMO CUIDAR DA IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: 4 DICAS

imagem pessoal

O ambiente corporativo está em constante  observação: desde a entrevista de emprego até a rotina de atividades. A imagem pessoal fala muito sobre a sua pessoa e, por isso, deve ser trabalhada com atenção para evitar desentendimentos e valorizar o que você tem de melhor. Isso inclui o profissionalismo, o comportamento, o vocabulário e até a vestimenta.

Para ajudar você a fortalecer a sua credibilidade profissional, vamos dar dicas de como cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho. Confira!

1.Comunique-se de forma clara e objetiva

Uma das primeiras características avaliadas pelos empresários é a apresentação. Saiba qual mensagem quer passar, pois isso vai nortear como sua imagem pessoal será percebida. Portanto, pesquise sobre as novidades da sua área e esteja segura dos assuntos que for abordar com o seu empregador.

Porém, isso não significa que você precisa ir além da sua personalidade e criar um discurso que não é seu. Na verdade, o ideal é se comunicar com clareza e objetividade, respeitando o seu jeito de ser.

Além de se expressar bem, é preciso agir de forma passiva quando necessário. Seja simpática e empática, ouça mais, procure ter bom humor e mantenha a educação em todas as situações,
mesmo que sejam indesejadas. Ter autocontrole é fundamental no mercado de trabalho.

2. Seja pontual

Essa é uma regra básica a ser seguida por todos, mas é sempre bom relembrá-la. Sabemos que imprevistos acontecem, mas você deve evitar chegar atrasada ao trabalho. Programe-se com
antecedência, escolha o caminho mais curto e estipule como limite de horário, pelo menos, 30 minutos antes da sua entrada na empresa.

Esse tempo será muito útil para você resolver pendências e se preparar para as suas atividades diárias. Além disso, caso aconteça algum imprevisto, terá 30 minutos de vantagem para avisar sobre o incidente e resolver o contratempo. Assim, sua imagem pessoal passará uma imagem muito mais positiva.

3. Cumpra seus compromissos

Com tantas demandas para cumprir, uma dica de ouro é manter a organização. Tenha uma agenda ou utilize plataformas de planejamento para listar todas as suas atividades diárias, tarefas extras, reuniões e compromissos externos.

Estabeleça as prioridades e relacione os prazos para administrar melhor o seu tempo. Assim, você vai cumprir todos os seus compromissos com excelência. Isso conta muitos pontos a favor da sua imagem pessoal no ambiente de trabalho.

4. Adote uma rotina de cuidados com a aparência

Ter um currículo recheado com experiências, referências e capacitação profissional é muito importante.
Entretanto, não adianta ter tanto conteúdo se o seu visual deixar a desejar.
Lembre-se de que o seu comportamento também é avaliado, e isso inclui o seu cuidado com a aparência. Afinal, se você não demonstra que cuida bem de si, como poderá garantir ao seu chefe que cuidará bem das atividades que forem
confiadas a você?

Portanto, consulte o dress code da empresa e
invista em roupas ideais para o seu biotipo, bem como em acessórios que valorizem você. Tenha
um estilo definido e evite deslizes como o uso de transparência, decotes e roupas muito justas.

Não se esqueça da higiene pessoal, pois ela também é facilmente percebida. Por fim, complete o visual com cuidados estéticos: pele, maquiagem e cabelo. Seja alguém que tem uma imagem admirável e possa representar a empresa em qualquer situação. Seu chefe terá orgulho de
você.

Ao adotar esses cuidados com a imagem pessoal no ambiente de trabalho, você estreita o relacionamento com os colegas, fornecedores e clientes. Tudo isso colabora para que você alcance
êxito na sua função e também abre portas para novas oportunidades de carreira. Para completar, ao olhar-se no espelho, você se sentirá mais autoconfiante, o que é muito positivo para a sua rotina profissional.

E que tal iniciar com um dos cuidados mais básicos? Aprenda como montar um guarda-roupa básico para o trabalho!

Gostou do nosso conteúdo? Que tal seguir a gente no Facebook e no Instagram? Também compartilhamos muita informação por lá!

arpel

inspire-se em nossa galeria

R$450,00
R$284,00

você também vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *