fbpx

Como arrasar no trabalho mesmo sem um dress code definido

Estar bem vestida é uma preocupação de muitas mulheres, principalmente no ambiente de trabalho, onde a imagem e o profissionalismo são constantemente avaliados. Mas e quando a empresa não possui regras claras quanto ao dress code? Como proceder? Essa é uma dúvida muito comum e fácil de solucionar.

Preparamos este artigo com algumas dicas de como agir nesse tipo de situação. Confira!

Identifique o grau de formalidade do seu trabalho
Em ambientes formais, como bancos e escritórios de advocacia, as regras sobre a vestimenta são claras. Já em agências de comunicação e startups, pode haver mais flexibilidade. Portanto, seu primeiro passo é avaliar o segmento em que a empresa está inserida e o setor no qual você atua.

Se você precisa representar a firma em reuniões externas e possui muito contato com os clientes, o ideal é adotar um estilo formal, mas se a maior parte do trabalho for interno e o clima permitir, é possível usar roupas mais casuais e tecidos leves.

Informe-se e analise a vestimenta do time
Perguntar ao seu chefe sobre esse tema não é deselegante. Pelo contrário, mostra que você está preocupada em manter-se adequada ao código de conduta da empresa. Aproveite e observe como o restante do time se veste.

Analisando esses dois pontos, você chegará a um resultado e deve experimentá-lo para ter a convicção de que está correto. Unindo esse cuidado com a sua noção de bons modos e estilo, certamente você terá uma produção satisfatória — mas isso não impede que você siga as tendências da moda.

Invista em opções versáteis
Não é por que você está no ambiente de trabalho que precisará vestir-se com total neutralidade. Afinal, o seu estilo também ajuda a construir uma boa imagem pessoal. Com alguns cuidados é possível adaptar as peças do seu guarda-roupa e para obter produções elegantes e sofisticadas.

Conte com itens de alfaiataria
A modelagem clássica de alfaiataria é muito utilizada em ambientes corporativos, mas não há necessidade de usar todas as peças de uma vez. Você pode usar combinações criativas:

blazer com camisa de seda e saia lápis;

calça pantacourt com blusa leve, que não marque o corpo;

calça de alfaiataria com cintura alta e camisa soltinha, com tecido mole;

calça reta e solta com camisa slim e cinto marcando a silhueta;

camisa de botão lisa com calça reta estampada, de boa modelagem.

Os itens de alfaiataria são perfeitos para criar produções sóbrias, basta mesclar bem cores e texturas, equilibrando as proporções para tornar o look mais harmonioso.

Invista na versatilidade do vestido preto
Essa peça é indispensável no guarda-roupa de uma mulher e também pode ser usada no trabalho. Escolha um modelo básico, que não marque o corpo e tenha um comprimento na altura do joelho — de preferência, midi. Com um blazer em tom mais claro, fica um charme!

O vestido preto será muito útil naquela sexta-feira em que você terá uma reunião de trabalho e um happy hour depois do expediente. Basta tirar o blazer, acrescentar alguns acessórios, caprichar na make e você estará pronta para se divertir!

Evite peças inadequadas
Independentemente do lugar onde você trabalha, alguns itens devem ser evitados:

decotes, fendas e costas nuas;

roupas muito curtas ou justas demais;

peças com cara de brechó.

Por fim, nada como o bom e velho espelho para conferir se a produção está adequada. Seguindo essas dicas você estará bonita e elegante mesmo se a empresa não tiver um dress code definido. E o mais importante: mantenha o seu estilo e opte por peças confortáveis para executar suas tarefas diárias!

Gostou das nossas recomendações? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas e tendências do mundo da moda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *