fbpx

Como montar um guarda-roupa básico para o trabalho?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, conseguir uma boa aparência não significa ter infinitas roupas — mas, sim, as roupas certas! Para isso, é preciso saber quais itens não podem faltar e como montar um guarda-roupa básico e com classe.

Na verdade, o segredo para um estilo chique de trabalho não é realmente um segredo, mas uma fórmula: um conjunto de peças-chave que combinam entre si, nunca saem de moda e valem para o ano todo. Pensando nisso, fizemos este post com as opções de roupas em que você deve investir para construir looks impecáveis para o trabalho, acertando nas próximas compras. Vamos lá?

Camisas clássicas

Começaremos por uma peça coringa que não pode faltar: uma camisa de botões branca. Ela é ótima porque compõe um visual limpo e profissional, combinando bem com praticamente qualquer peça na parte inferior.

No entanto, dá para diversificar e conseguir efeitos elegantes para o visual também em outras cores. Na dúvida do que combina ou não com sua pele, eleja os tons neutros. Vá de cinza, marinho, bege ou o preto. Outra opção que fica incrível e passa um ar de sofisticação sem esforço são as peças em tons de vinho, uva ou marsala.

Também vale a pena ter versões diferentes da camisa para o trabalho. Você pode escolher a branca clássica com mangas compridas e gola padrão, mas pode ter uma em outra cor, de mangas curtas, ou de mangas que vão até metade do antebraço, chiquérrimas.

Invista também em camisas com botões diferentes, em tamanhos e estilos diversificados. Esse truque dá o status de que a peça é diferenciada e com informação de moda. Já as camisas mais compridas — abaixo da linha do quadril — são versáteis porque também podem ser usadas com leggings, ou como uma terceira peça se você deixar os botões abertos e combinar com uma camiseta, por exemplo.

Sobre os tecidos, sempre dê preferência às tramas naturais, como algodão, linho ou seda. Eles são confortáveis, permitem que a pele respire bem, passam elegância e costumam durar mais do que peças de materiais sintéticos.

Saias lápis

Essa saia clássica é definitivamente um item fundamental para quem se pergunta como montar um guarda-roupa básico, pois cria uma aparência profissional com um toque feminino. A saia lápis é uma escolha certeira para uma reunião importante, uma entrevista de emprego ou seu primeiro dia de trabalho.

Uma saia lápis preta de boa qualidade é o ideal — assim como as camisas brancas, ela combina com tudo. Entretanto, outros tons e cores funcionam igualmente bem! Se você prefere uma aparência mais suave, opte por tons de areia. E, para um look mais ousado, invista em uma cor viva como vermelho ou verde.

Você também pode apostar sem medo nas saias lápis com babados na barra — conhecidas como saias trompetes. É uma forma de diversificar o modelo lápis, sem perder a elegância e trazendo ainda mais feminilidade para o visual.

Quando o babado é localizado na altura da cintura, chamamos de peplum. As saias com essa aplicação dão a sensação de cintura mais fina e também são clássicas no armário de trabalho. Além disso, outro truque é escolher as saias lápis com texturas, detalhes e até zíperes diferentes. Assim você pode ter uma boa variedade de looks sem abrir mão do conforto e das vantagens dessa peça.

Blusas e regatas de seda

A seda é um tecido nobre — tanto que costuma ser mais caro e exigir mais cuidado do que peças em outros materiais. Por isso, ele também enobrece automaticamente o visual e é a escolha perfeita para quem quer montar um guarda-roupa básico para trabalhar.

As versões clássicas das regatas de seda, com alças mais finas e aplicação de renda no decote, são muito femininas e combinam com praticamente tudo, do jeans até a saia lápis.

Já na hora de investir em blusas, com mangas e decotes diversificados, você pode optar pelas versões básicas — visto que o material será um diferencial — ou escolher modelos clássicos e mais trabalhados, como a versão de gola laço, que parece uma gravata e chama a atenção para o rosto.

Vestidos

Os vestidos também não devem ficar de fora do seu armário de trabalho. O tubinho preto é uma escolha universal para as mulheres que querem estar bem vestidas, mas há um concorrente à altura desse clássico: o vestido envelope.

Criado nos anos 70 pela estilista belga Diane Von Furstenberg, ele se tornou indispensável no armário feminino, conquistando mulheres por todo o mundo. O sucesso pode ser associado ao fato de valorizar as curvas femininas e vestir bem em praticamente todos os tipos de corpo.

Essa peça transpassada também tem decote na medida certa e costuma ser muito usada em versões estampadas, com padronagens clássicas, que caem muito bem para as vestimentas no ambiente de trabalho, como as listras ou o xadrez.

Calças

As calças são ótimas peças. São confortáveis — se você comprar um par em que se sinta bem — e constroem um visual polido. Elas vêm em todas as formas, cores e tecidos — portanto, certifique-se de experimentá-las na loja antes de comprar o seu par perfeito.

Duas excelentes sugestões são as calças de corte slim, que não são muito largas e nem muito justas, e os modelos de boca reta. Entretanto, algumas mulheres preferem o visual proporcionado pelas calças flare, versão atual da boca de sino.

A escolha da calça depende também do tipo de sapato. Calças pretas e cinzas são as mais comuns, mas seja criativa e escolha um par que você ama — é um bom investimento, e você a terá por um bom tempo.

A calça cigarrete é outro modelo clássico, que faz sucesso tanto nos looks do escritório quanto em reuniões e viagens de trabalho. Essa é aquela versão que vai até a canela, quase no ossinho do tornozelo. Costuma ser mais ajustada ao corpo, como a versão slim.

Também dá para investir sem medo nas calças pantalonas, que geralmente são produzidas em alfaiataria. Esses modelos são femininos e passam a imagem de pessoas poderosas e bem-sucedidas.

Blazers e coletes

Blazers são ideais para criar o look perfeito para um evento importante em um ambiente profissional! Cardigãs são aceitáveis, mas blazers passam a impressão de que você não está para brincadeira. Então, invista em um blazer de alta qualidade, que vai te deixar orgulhosa e confortável por muitos e muitos anos!

Ao escolher a cor e a textura do seu blazer, considere as calças e saias que vão compor o look. Preto e azul-marinho vão bem com qualquer coisa — entretanto, se você tende a comprar calças e saias lisas, tente combiná-lo com uma textura divertida, como o tweed.

Outro item que proporciona o efeito parecido ao do blazer é o colete, especialmente se for feito em um tecido como o linho e tiver bom corte. Inclusive, ele pode ser o investimento perfeito para substituir essa peça no verão. Mas não se engane pensando que o uso do colete se restringe aos dias quentes. No inverno, sobretudo se for em um modelo mais comprido, ele alonga a silhueta e tem efeito emagrecedor.

Experimente ainda montar um look monocromático — quando todas as peças são da mesma cor, mesmo que em nuances diferentes — com o colete e observe o resultado incrível no seu visual corporativo.

Sapatos

Muitos ambientes de trabalho não permitem que os funcionários usem calçados muito abertos. É o seu caso? Não se preocupe! Os sapatos são um grande toque final para o look perfeito.

Saltos são sempre uma boa escolha, pois deixam qualquer mulher elegante e chique. Mas, se você não está confortável usando saltos ao longo do dia de trabalho, tente uma sapatilha moderna ou um clássico mocassim — eles darão o conforto que seus pés precisam sem sacrificar sua aparência profissional.

Se você vivia se perguntando como montar um guarda-roupa básico para o trabalho, agora não tem mais com o que se preocupar! Enquanto algumas peças combinam com tudo, outras trazem um ar ousado para diversas composições. Lembre-se de que não é preciso muitas peças — o que vale é brincar com sobreposições e acessórios-chave para poder renovar seus looks cotidianos.

E então, pronta para arrasar com seu visual no trabalho? Não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais e espalhar nossas sugestões entre suas amigas e colegas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *