Listras: saiba como usar essa nova tendência e não errar no look

A moda tem suas estampas clássicas e as listras são uma delas. Versáteis, atemporais e com opções para todos os gostos, elas são sempre uma carta na manga para quem gosta de se vestir com estilo e elegância.

De tempos em tempos, as listras ganham os holofotes da moda e se tornam ainda mais tendência, como nas últimas temporadas. No entanto, essa estampa também tem suas variações e deve ser usada para ressaltar ainda mais a beleza do corpo feminino.

Cores, tamanhos e direções das listras — como horizontais, verticais ou diagonais — podem valorizar ou arruinar o seu look e merecem uma dose extra de atenção. Confira algumas dicas práticas para usar bem essa moda e arrasar no visual!

Como usar listras verticais ou horizontais?

Provavelmente, você já ouviu dizer que listras verticais emagrecem e listras horizontais engordam. Isso acontece devido ao efeito ótico que um tom mais claro próximo ao mais escuro causa aos nossos olhos, como se fosse um jogo de luz, sombra e volume.

Esse é um princípio que realmente pode ser seguido na hora de usar as listras. Se você quer parecer mais magra e alta, dê preferência à estampa na vertical e em tons bem contrastantes, como o preto e o branco. Fique atenta também à largura das listras. Nesse caso, é melhor que elas não sejam tão grossas.

Quem deseja o efeito contrário, dando a parecer que a região do corpo é maior e mais volumosa, pode abusar das listras horizontais, também em tons contrastantes. Quanto maior a largura das listras, mais pesado fica esse efeito.

Como usar listras coloridas?

Alternando com o clássico preto e branco, as listras coloridas ganharam as fashionistas nas últimas temporadas e vêm fazendo parte de diversos looks lindos por todo o mundo.

O segredo para usar bem essa estampa colorida é optar por tons que não sejam muito contrastantes ou vibrantes entre si, como as cores primárias — amarelo, vermelho e azul — juntas em uma mesma peça.

Dê preferência para combinações de cores análogas, que seguem quase o mesmo tom, como o rosa com o vermelho. Essas são misturas perfeitas para quem quer usar listras com elegância.

Outra opção é optar por listras em uma mesma cor, mas em tons diferentes, como azul-claro com azul-escuro. Já para um efeito um pouco mais dramático, use estampas listradas com cores complementares, como laranja com azul ou roxo com amarelo.

Como usar listras com outras estampas?

Outra dica de ouro é que as listras são ótimas amigas de diversas outras estampas. Dá para multiplicar o armário com elas sem medo. Inclusive, elas são as primeiras opções que as consultoras de moda recomendam para clientes que querem aprender a combinar estampas.

Misturar floral e listras é aposta certeira para um look fashionista na medida certa. Afinal de contas, os dois são clássicos no armário feminino e causam um efeito visual agradável.

Aposte também nas estampas gráficas e com os mesmos tons: combine sua peça listrada de preto e branco com outra de bolinhas nas mesmas cores. Atente-se apenas aos tamanhos dos padrões estarem em equilíbrio: listras e bolas médias ornam melhor entre si do que uma opção grande e a outra pequena.

Por fim, anote essa última alternativa que também dá para arriscar sem medo: vá de listras com listras. Aqui a dica é brincar com as proporções, cores e direções das linhas. Por exemplo: se você tem pouco busto, pode usar um top de listras horizontais e calças de listras verticais. Ou misturar uma blusa de listras coloridas com uma saia em tons neutros.

Agora você já sabe diversas maneiras diferentes de usar as listras e arrasar no look. Combinando os tamanhos, cores e sentidos dessa estampa de forma correta, dá para arrasar em diversas ocasiões e caprichar no visual.

E se você gostou desse artigo e quer ficar por dentro de outras dicas imperdíveis de moda, acompanhe nossa marca nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

2 thoughts on “Listras: saiba como usar essa nova tendência e não errar no look

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *