Charmoso e com características particulares, o tecido de veludo retorna com força ao mundo da moda, sendo recebido com bastante aceitação.

O veludo tem se apresentado de diversas maneiras e em vários tipos de peças. Seu visual  retrô traz bastante estilo às muitas possibilidades de composições criadas com ele.

Calças, vestidos, jaquetas, sapatos ….O veludo compareceu em quase todas as coleções! Historicamente o veludo já é considerado um clássico, mas nesse inverno de 2017 ele surgiu como uma forte tendência  nas passarelas nacionais e internacionais e caiu no gosto das brasileiras  dando um toque de sofisticação nas produções.

Este post vai falar  sobre as diferentes variações do  veludo, mostrando como ele pode ser usado em qualquer peça. Confira!

As principais características

A sua estética charmosa e aconchegante chama atenção. O veludo tem um ar nobre e transmite essa sensação. Entretanto, com as diferentes aplicações em peças mais casuais, o tecido ganhou um ar fresco e moderno.

Acompanhando as inovações do mundo da moda, o veludo passou por um processo de renovação em sua composição. O uso de materiais como algodão, viscose e acetato, permitiu adaptá-lo ao nosso clima tropical. Isso quer dizer que o seu toque aveludado não esquenta muito, e por isso pode ser usado tanto no inverno quanto em temperaturas moderadas.

A variedade do tecido de veludo

Numa avaliação apressada colocamos todos os tipos de veludo numa só categoria. Mas atualmente temos uma grande variedade desse tecido de acordo com a textura, com o toque e com o visual. Cada um criando um efeito diferenciado na sua produção.

Conheça os diferentes tipos desse tecido macio e a sua versatilidade. Um deles certamente cairá melhor com  um tipo de peça, mostrando assim como o tecido se faz importante e revelando o motivo de ele ter retornado tão forte à moda.

Cotelê

O veludo cotelê tem uma trama bastante particular. Ele é tecido de forma que sejam aparentes listras verticais em alto-relevo, em toda a área do tecido.

Molhado

Esse tipo de veludo é uma verdadeira febre, e o principal responsável pelo retorno triunfal do tecido. Ele tem um brilho especial, que dá a impressão de que a peça está realmente molhada.

Durante sua produção, o material tem sua fibra prensada em diferentes direções, resultando no tão chamativo efeito visual de brilho. O veludo molhado marca bastante o corpo, por isso se você não quer revelar todas as suas curvas prefira as peças mais soltinhas .

Liso ou alemão

É um dos mais icônicos tipos de veludo, por sua textura  macia e seu brilho intenso. Esse tipo de material pode ser confeccionado em algodão ou seda e, por isso, traz o aspecto mais luxuoso.

Cristal

Tem basicamente as mesmas características do liso, entretanto é mais leve e maleável, por ser composto em sua totalidade por algodão.

Devorê

Com características bastante particulares, o veludo devorê combina relevos e transparências em seus desenhos. Esse efeito é alcançado por meio de um processo químico que corrói o tecido.

As possibilidades de uso do veludo

Tudo começou nos desfiles de passarela do outono inverno 2017 como o de Valentino. Requintado, aliou a nobreza do veludo com um ar de modernidade ao apresentar a sua versão para o hit da estação.

Vestidos

Aparecendo nas variações mais brilhantes do veludo, os vestidos são as peças mais exploradas. Ideais para ocasiões mais formais como saídas à noite, a peça, está mais soltinha no corpo, arrematada com babados ou amarrações, e aparece em tons como verde militar, vinho e preto.

Blusas

Se você não tem uma blusa de veludo guardada de invernos anteriores, é hora de adquirir uma com modelagem de t-shirt, mais larguinha para usar com o seu jeans favorito, deixando-o mais moderno. Formam o par perfeito!!!

Seguindo a linha casual, elas são ótimas para o uso mais divertido no dia a dia e em saídas noturnas. Tons como rosé e preto ficam ótimos nessa peça.

Saias

Elegantes e charmosas, as saias de veludo molhado são muito versáteis. Basta trocar os complementos e terá uma produção totalmente diferente. Por exemplo, se usada com moletom e bota estilo militar, vai ter um look bem descolado.

Para uma produção clássica aposte numa saia preta e blusa off White fluida, com renda ou laço no pescoço, e terá uma produção muito elegante.

Calças

Para as calças invista no veludo  cotelê, aquele canelado. Ele fica ótimo para calças. Pense numa produção toda preta, assim como as francesas usam. Calça de cintura alta preta, blusa de gola rolê preta, ankle boot, cinto e bolsa com alça estilo chanel… tudo preto. Muito, mas muito chique!!!

Calçados

A novidade esse ano ficou por conta dos calçados. O veludo combina muito com sandálias com solado meia pata e salto grosso. É chique elegante e combina com praticamente todos os tipos de produção.

Mas quem se deu muito bem de veludo nesse inverno foram as botas de cano curto. Azul marinho com bordados de flores, salto médio grosso…. Estão um arraso.

Com jeans cria uma sintonia perfeita. Tanto o seu jeans flare quanto aquela calça super skinny, vão estar entre as suas produções favoritas para esse inverno.

Como você viu, o veludo é um hit da moda atual e veio para ficar! Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tecido, siga nossas páginas no Facebook  e no Instagram e não perca mais nenhum conteúdo!!!