É indiscutível que um par de salto alto como scarpins faz a mulher esbanjar elegância e para muitas é a marca registrada do seu estilo pessoal.

Só que esse glamour pode virar pesadelo, se de uma hora para outra descobre que não aguenta mais usá-los. Pode surgir dor, desconforto, ardência.

Esses e outros sintomas podem ser decorrentes de uma série de fatores e mudanças que o salto  alto provoca no nosso corpo, ou também pode ser agravamento de alguma tendência anterior. E agora? Tenho que descer do salto?

Para lidar com essa situação, em primeiro lugar, é imprescindível buscar a avaliação de um profissional da área. Em muitos casos não precisa abdicar do salto. Tomando alguns cuidados você consegue manter o seu estilo e preservar a saúde dos pés. Separamos algumas dicas para te ajudar a se manter confortável sem perder a elegância. Confira!

Procure sapatos da linha confort  

Se o seu caso for restrição moderada, uma boa dica é procurar sapatos da linha confort. Atualmente alguns fabricantes de calçados estão atentos a essa tendência, e por isso estão desenvolvendo tecnologias e utilizando matérias primas que trazem maior conforto e estabilidade para o caminhar.

Nessa categoria você pode encontrar sapatos de salto alto feitos de nobuck, que é o couro de boi lixado até ganhar um toque suave e aveludado. Uma outra parte do sapato que quase ninguém presta atenção é a palmilha. Alguns fabricantes estão introduzindo a palmilha anatômica, ela se aproxima bem do formato do pé trazendo muito conforto.

Escolha modelos que garantam a estabilidade

Se você está apresentando tendência para desenvolver algum desconforto causado por salto alto, pode ser que alguns modelos estejam contribuindo para os sintomas. Os saltos muito finos sob um modelo de calcanhar aberto podem trazer instabilidade ao caminhar.

Essa situação pode ser facilmente minimizada se você apostar em modelos com tiras largas sobre o peito do pé, cruzadas ou não, e calcanhar fechado. Você pode aumentar a segurança se o modelo for boneca ou salomé.

O salto grosso é um grande aliado da estabilidade e segurança. Associado à meia pata, faz a compensação da altura do salto com muito charme. Existe uma grande variedade e modelos confortáveis, especialmente adaptados para suas necessidades. Não vai ser difícil encontrar um modelo que você goste e que tenha a ver com seu estilo pessoal.

Eu vou mesmo ter que descer do salto

Se esse é o seu caso, não se abale. Muitas mulheres tiveram que fazer essa escolha em benefício da saúde, e talvez você conheça algumas e nem desconfie, porque decidiram não se lamentar e melhor, criaram um novo estilo cheio de personalidade e de acordo com sua realidade atual.

Para você que tomou essa decisão, a oferta de produtos é grande. Os modelos flat estão super em alta. Para visuais sofisticados, escolha modelos de sapatilha metalizada de bico fino, que é refinada e alonga a silhueta. 

Uma outra aposta interessante é a produção básica, toda em tons neutros, com sapatilha estruturada na mesma cartela de cor e ferragem diferenciada. Essa produção deixa você bem vestida para as mais diversas ocasiões. 

Evite sapato apertado

Qualquer que seja o modelo ou o tamanho do salto, nunca use sapatos apertados.

Mesmo que seja sem salto, os modelos apertados vão te deixar desconfortável o dia todo, além de limitar a liberdade de movimento e a circulação na área dos pés.

Sabe aquele sapato que você amou e não teve coragem de comprar no lançamento, pois não tinha intenção de investir tanto? Pois é. Agora ele está em promoção num preço muito acessível!!! Só que não tem mais o seu numero, só um tamanho menor. Não caia em tentação!

O sapato ideal precisa respeitar, acima de tudo, o formado e a anatomia do seu pé. Isso vai fazer com que você ande de maneira mais regular e estável e, consequentemente, seu corpo vai ter mais equilíbrio e estabilidade, evitando futuros incômodos e problemas.

Aposte em acessórios que aliviam a dor

Existem diversos tipos de acessórios, para os mais diversos tipos de calçados e dores. Procure nas lojas de calçados por esses acessórios. Muitas vezes isso já resolverá seu problema e você poderá voltar a usar aquele sapato que tanto ama com sucesso.

Não importa qual a solução para o seu desconforto, seja sapatos com ou sem salto, são muitas as formas de se manter elegante sem perder o estilo e o conforto.

Se você gostou das dicas, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!