Valorizar as características do corpo na hora de se vestir é fundamental, e um dos recursos para tal são as roupas com decote. Costas, busto, pernas e ombro: sempre há uma área em que o decote pode dar um toque especial de sensualidade, trazendo charme e mostrando com sutileza as curvas do corpo.

A sensualidade dos decotes precisa vir de forma adequada ao seu estilo de corpo e à ocasião em que será usado. Neste post, vamos mostrar os principais tipos de decote e como usá-los, valorizando as partes que você mais gosta no seu corpo, sem perder a classe e a elegância. Acompanhe!

Decote ombro a ombro

Destacando o colo e os ombros, o decote ombro a ombro deixa a mulher com um ar delicado e bem feminino. Releitura dos anos 70, esse decote chegou com força em 2017, e pode ser usado por todas as mulheres.

Também conhecido como decote princesa, é bastante usado em vestidos de festa e de noiva. Mas nesse inverno ele invadiu a moda de rua em combinações casuais que você pode usar no dia a dia, no trabalho e a passeio.

Como é um decote que revela as curvas na parte superior do corpo, quem conhece bem a sua silhueta vai direcionar a atenção para a área que quer valorizar.

Um look bem atual é usar a blusa ombro a ombro com saia rodada curta (na altura do joelho), ajustada por um cinto largo. A dica aqui é equilibrar a silhueta.

Se você tem ombros largos, e quadril pequeno, pense em um tecido mais fluido e cores neutras e discretas para a blusa; e escolha tecido mais armado, com estampa ou cor vibrante para a saia.

Se ao contrário você tem quadril largo e ombro estreito, invista em tecido leve, cores escuras e mais comprimento para a saia.  Para a blusa aposte nos babados e estampas.

Costas à mostra são o ponto alto da elegância das roupas com decote

O decote nas costas é uma tendência que vem ganhando força nos looks das famosas, sobretudo no tapete vermelho do Oscar. É perfeito para impressionar. Uma peça simples pode mudar de patamar caso tenha um decote nas costas. Além de ser uma forte tendência, esse modelo de decote dá um “up” na autoestima.

O vestido de festa é a peça preferida para explorar esse tipo de corte. Se o decote for profundo é inevitável que torne a pessoa sexy, pois valoriza as curvas da cintura e do bumbum.

O decote do tipo frente única exige um cuidado! As costas descobertas precisam ser o único ponto de sensualidade na roupa. Bailes de formatura, casamentos e baladas são as ocasiões mais apropriadas.

O decote nas costas pequeno pode ser uma boa alternativa para quem quer ousar, mas não quer usar decote frontal. Nos dois tamanhos de decote, o ideal é que esse seja o único decote da roupa. O modelo na parte da frente da peça deve ser simples, para que não haja exageros.

A elegância do look conduz para que um salto e uma bolsa do tipo clutch complementem o visual.

Fendas são puro charme

Decotes nas pernas que sobem até a coxa! Sexy, a fenda mixa elegância e sensualidade sem passar da conta.

É perfeitamente possível combinar a fenda com um decote no busto. Os mais profundos, em “V”, replicam visualmente o corte da fenda.

Entretanto, é necessário usar peças de tons discretos, levando em conta que o decote já é bem chamativo. Teste a profundidade da fenda antes de sair de casa. Sente-se e observe se o decote não está mostrando demais.

As fendas pedem elegância também nos sapatos. Opte por um salto alto imponente e arrase!

A mágica do decote halter

O decote halter cobre a área do colo e deixa os ombros livres. Tem duas alças na frente que se juntam atrás do pescoço, lembrando uma frente única.

Esse modelo de decote favorece quem tem as costas largas ou quem quer juntar os seios. Sabe aqueles decotes que parecem aumentar os seios? Pois é, o decote halter dá esse “up”, deixando o look bem sexy.

Esse efeito acontece pela sustentação das alças atrás do pescoço. Isso faz com que os seios se aproximem e fiquem com aspecto de maiores e firmes.

Como as atenções ficam concentradas na área do busto, o decote é ideal para quem quer disfarçar os quadris largos, por exemplo.

Saber usar as roupas com decote é fundamental

Como o decote chama muito a atenção, alguns cuidados básicos precisam ser tomados no uso.

Nos decotes de busto, observe se são os adequados para o formato e tamanho dos seus seios. Os decotes halter (que aumentam o tamanho dos seios) e os mais profundos devem ser usados com cuidado por quem tem seios grandes.

Outra preocupação fundamental é saber usá-los na ocasião adequada. Reserve os decotes para festas e baladas. Nunca será uma opção considerável usar em ocasiões como entrevistas de emprego ou até mesmo no trabalho.

A roupa íntima adequada para usar com os decotes

Todo decote pede um sutiã adequado para que você fique confortável sem se preocupar que alguma parte do mesmo esteja aparecendo.

No mercado existem alguns modelos que acompanham perfeitamente o decote nas costas. Ele dá a sustentação necessária, e acompanha o desenho do decote. É preso por alças que se encontram e prendem na cintura.  

Para os decotes frontais, as opções são muitas, como o invisível aderente, o triangular nadador, com tule nas costas, entre outros. Opte por sutiãs cavados, que se adaptam bem ao formato dos seus seios, para que você se sinta bem à vontade sem tolher os movimentos.

Agora que você já sabe como usar de forma adequada as roupas com decote, compartilhe esse post nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!