Nas passarelas ou nas ruas, no trabalho ou na balada, no inverno ou no verão, a saia nunca sai de moda e tem lugar cativo no guarda-roupa feminino. Mas nem sempre foi assim. Usada desde a antiguidade, a saia era vestimenta dos homens e só se tornou peça quase exclusiva das mulheres no século XII. Desde então, muita coisa mudou, inclusive os tipos de saia. São tantas cores, modelos e tamanhos que usá-las pode se tornar um desafio.

Contudo, a saia não deve ficar esquecida no closet. Versátil, toda mulher consegue encontrar a peça ideal para o seu corpo e estilo. Quer começar a usar saia ou experimentar novos looks? Separamos algumas dicas de como adotá-la no dia a dia e fazer combinações inteligentes. Inspire-se!

Saia lápis

A saia lápis consegue mesclar seriedade e feminilidade na medida certa. Mais justa e com comprimento até o joelho, a peça pode ser usada no trabalho e nos momentos de lazer. É comum a saia lápis ter fenda, para conferir mais elegância e até ajudar na mobilidade de quem usa a peça.   

  • Combina melhor com: sapatos scarpin ou sandálias de salto alto e fino.

  • Ideias para looks: no trabalho, a saia lápis fica mais sofisticada junto com camisas sociais e blazers. Para uma festa à noite, opte pelo couro, combinando com cropped ou camisas com transparências para dar um toque mais sensual.

  • Saia do óbvio e aposte: no combo saia lápis, t-shirt e tênis. O look vai ficar mais descontraído e ideal para um passeio durante o dia. Se quiser desenhar mais a silhueta, amarre uma jaqueta ou moletom na cintura. Fica um charme!

Saia godê

Criada na década de 50, por Christian Dior, a saia godê surgiu para resgatar a feminilidade após a 2ª Guerra Mundial. Esse modelo de saia está ligado ao estilo ladylike, que é feminino, romântico e delicado.

A saia godê é bem rodada e ampla, podendo ser curta ou um pouco abaixo dos joelhos. Se o tecido da saia for mais fino, o look fica mais clássico e com menos volume. Já tecidos mais estruturados, como o veludo, dão mais volume, deixando o look mais casual.

  • Combina melhor com: sapatilhas e sandálias de salto alto. Use também com acessórios mais delicados, como colar de pérolas.

  • Ideias para looks: para um dia de passeio, combine com blusas mais retas, por dentro da saia, e marque a cintura com cintos.

  • Saia do óbvio e aposte: em um blazer junto com a saia, para dar um ar mais clássico e usar o look no trabalho.

Saia plissada

Fluidez e movimento. Assim podemos definir os looks com saia plissada. A principal característica desse modelo é ser estruturado e ter muitas pregas no tecido. Seja metalizada, com listras, lisa, estampada, a saia plissada está em alta e vale a pena ter uma no seu guarda-roupa.

  • Combina melhor com: sapatilhas de bico fino, sandálias de salto em bloco e scarpin. Cintos também são ótimos acessórios para usar com esse modelo.

  • Ideias para looks: por ser uma peça com mais volume, se quiser alongar a silhueta, prefira usar com blusas mais justas e por dentro da saia. Essa combinação fica ótima para aproveitar os momentos de lazer. Para um dia de trabalho, vista a saia com uma camisa e scarpin.

  • Saia do óbvio e aposte: na saia plissada colorida, que é delicada e pode deixar a produção mais alegre. Para deixar o visual ainda mais cool, coloque um tênis ou um sapato oxford.

Saia midi

Comprimento que está sempre em destaque na moda, a saia midi é elegante e perfeita para o ambiente de trabalho. Esse tipo de saia vai um pouco abaixo do joelho e é muito fácil de combinar com outras peças. Se quiser alongar mais a silhueta, prefira sapatos de cor nude. Caso prefira um ar mais jovial, aposte em sapatos menos tradicionais. Vale oxford, slippers, tênis e até rasteira.

  • Combina melhor com: scarpin ou sandálias de salto alto e tiras finas.

  • Ideias de looks: para o trabalho, combine a saia midi com camisas sociais. Dê um nó na barra da camisa para o look ficar mais criativo.

  • Saia do óbvio e aposte: no trio t-shirt, maxicolar e bota estilo militar. Vai ficar mais ousado e perfeito para uma saída com os amigos.

Saia longa

A saia longa é um ícone da década de 70 que nunca mais saiu de moda. Mais adequada para usar durante o dia, esse tipo de saia pode ser usada com camisetas de algodão, camisas sociais e cropped.

Mesmo quem é mais baixa pode usar saia longa. Para isso, invista em um visual monocromático e deixe os pés à mostra, optando por um modelo de saia mais curto na parte da frente.

  • Combina mais com: rasteiras e sapatilhas. Acessórios, como colares mais compridos e cintos em tressê, também vão bem com esse tipo de saia.

  • Ideias para looks: no ambiente de trabalho, aposte em cores mais neutras, tecidos mais estruturados e combine a saia com camisas sociais.

  • Saia do óbvio e aposte: em suéteres para fora da saia para looks mais despojados e blazers para produções mais sofisticadas.

Saia curta

Para usar a saia curta, a palavra-chave é equilíbrio. A saia curta é um pouco acima do joelho e combina melhor com peças complementares mais discretas e momentos mais casuais. Mesmo sendo o hit do verão, a saia curta também pode ser usada no inverno: é só colocar uma meia calça para esquentar.

Uma dica para usar saia curta é escolher bem o tecido. Enquanto os mais encorpados trazem mais sofisticação, os mais fluidos permitem produções mais casuais.   

  • Combina mais com: sapatilhas e sandálias de salto grosso.

  • Ideias de looks: invista em blusas mais soltinhas para deixar o seu visual mais harmonioso.

  • Saia do óbvio e aposte: em saia curta com ankle boot para deixar o visual mais jovem e criativo. Complete a produção com maxicoletes ou casacos. Fica lindo!

Vale a pena ter: saia preta e saia de couro

Quer ter uma saia coringa, que permite muitas combinações? Tenha uma saia preta ou de couro (ou que mescle as duas características!). Elas combinam com vários estilos e são atemporais. Além disso, são uma ótima opção para levar em viagens, seja a lazer ou trabalho, pois ocupam menos espaço na mala.

Saia de couro

Um visual mais contemporâneo pede uma saia de couro. Esse tipo de material é elegante, versátil e permite misturar texturas e cores. Além disso, pode ser usado em qualquer estação e tipo de ambiente, basta escolher o modelo adequado para a ocasião.

  • Combina mais com: scarpin e peep toe. Um bom acessório é a maxibag, para deixar o look mais cool.

  • Ideias para looks: no trabalho, o modelo lápis e midi podem ser combinados com uma camisa social e um scarpin para ficar mais elegante. Para um passeio, coloque uma t-shirt com tênis e ganhe um visual moderno, sem perder o conforto.

  • Saia do óbvio e aposte: em cores! Caramelo, café e vinho são cores fáceis de combinar e dão mais personalidade ao visual. Agora, se não quiser uma saia de couro colorida, use acessórios, como bolsas, cintos e sapatos que não sejam pretos e terá um look mais alegre.

Saia preta

Aquela peça básica e que pode se transformar a qualquer momento: assim é a saia preta! Ela pode deixar a mulher mais clássica, sofisticada, jovem, sensual… As combinações são inúmeras. O segredo de uma boa saia preta é escolher a que seja mais favorável ao seu tipo físico e estilo, pois esse tipo de saia nunca sai de moda!

  • Combina mais com: todos os tipos de sapato. Escolha o que te deixará mais confortável e adequado a ocasião.

  • Ideias para looks: Com blusas de tecidos mais nobres, como crepe, seda ou cetim, você pode ir para o trabalho ou para um coquetel. Se usar com t-shirts ou camisetas, pode aproveitar um passeio durante o dia.

  • Saia do óbvio e aposte: em colares, cintos e bolsas. Varie nos tamanhos e cores para deixar o look mais moderno.

Com tantos tipos de saia e combinações, no final, só existem duas regras de ouro para quem quer fazer dessa peça a sua melhor amiga: conforto e ocasião. Combine o modelo que valorize o que você gosta no seu corpo e use no momento certo que não terá erro.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook, nos siga Instagram e não perca mais nenhum conteúdo!!!