Os coletes, que sempre estiveram na moda, chegaram com mais força nesse inverno e prometem ser uma das peças chave também no próximo verão. 

Forte tendência nos anos 80, o colete está mais moderno, mais versátil e garante muita personalidade à sua produção. Optando por um colete você sempre vai acertar.

Confira em nosso post como essa terceira peça pode valorizar a sua produção no dia a dia, criar um novo estilo, ou simplesmente mantê-la aquecida!

Alguns tipos de colete?

Coletes de náilon são forte tendência nesse inverno. Tradicionais no universo esportivo eles estão fazendo muito sucesso esse ano. Encontrados em cores neutras, são versáteis e fáceis de combinar. Se você está procurando uma elegância clean, alie-o a uma calça de malha flare, blusa de neoprene ou gola rolê.

As peles fake sempre reaparecem no inverno. Se você quer dar um toque de excentricidade no seu look, o colete de pele fake é o seu forte aliado. Para deixar a proposta ainda mais ousada combine outras texturas. Uma dica é usá-lo sobre lã ou jacquard  e acompanhá-lo com bota de cano longo.

Para quem é adepta dos coletes de corte alfaiate, o inverno 2017 promete, pois eles ressurgiram em vários comprimentos, podendo alcançar até quase o joelho. Para dias de frio moderado, uma dica super fashion é usar esse colete tendência sobre vestido tubo curto. A barra do vestido deve aparecer sob o colete. O resultado é muito chic.

Quem disse que conforto não combina com moda? Se você prioriza o conforto acima de tudo e adora peças como moletom, tricô ou bata soltinha, você também deve amar um colete jeans, não é? Você está certa. Além de confortável o colete jeans dá muita liberdade para criar produções nada básicas.

Como usar coletes?

Com cores e estampas

Por ser uma terceira peça que sempre vai ser conjugada com outras, os coletes são facilmente encontrados em tons neutros. Como sugestão destacamos o cinza tubarão, mencionado pela Pantone, um coringa tanto para cores quentes quanto frias.

Na gama das cores funcionais, temos a grande variação entre o nude e o rosé. Nessa proposta recomendamos também os tons de terra, sempre presentes no inverno. E os tradicionais preto, marinho e off White.

Coletes com estampas não comprometem em nada a composição com as outras peças. Estampas, aplicações, brilho ou renda podem criar looks bem bacanas e agregar um diferencial extra na sua produção. Se as outras peças forem lisas, fica fácil. Se houver alguma outra peça estampada na mesma produção, a regra é que haja harmonia entre os padrões. Deve haver uma cor comum entre as duas peças estampadas, e uma estampa deve ser menor que a outra. Usando essa regrinha você vai ver como a produção fica sinergética.

Para diferentes estilos

Como falamos com frequência, moda é estilo pessoal e, portanto, escolha de cada um. É aquilo que nos faz sentir bem e bela. Mas podemos lançar mão de alguns truques para valorizar nosso corpo e chamar a atenção para aquilo que queremos mostrar.

Por exemplo. O comprimento do colete na cintura ou nos quadris, e a sua modelagem, ajustado ou larguinho, podem ajudar a disfarçar os quilinhos a mais, o quadril largo ou valorizar o quadril das magrinhas.

Melhor evitar os conjuntos. Por exemplo, se usar jeans combine-o com colete alfaiataria.

Um colete jeans fica lindo com um vestido soltinho, liso ou estampado.

Cuidado com blusas de lã muito grossas por baixo de colete justo. O visual fica sobrecarregado.

Para usar colete sobre babados, deve escolher um modelo de corte reto e bem soltinho. O colete fica lindo sobre blusa ou vestido com decote ombro a ombro. Esse outono/inverno chegou com opções para diferentes estilos. Tem peças com apelo mais sensual e outras mais estilo hippie como batinhas.

Com acessórios

Além de garantir o toque na produção, alguns acessórios, são típicos do inverno e tem a função de proteger do frio. Nessa categoria destacamos as golas fake, cachecóis, lenços, echarpes, pashiminas, boinas… Todas essas peças compõem muito bem com os coletes, definindo a produção para a temporada do frio.

Para diferenciar o seu visual, coloque em prática a palavra maxi. Os acessórios grandes estão em alta. Com decote use colares compridos. Deixe os maxi colares para usar por cima de camisas, cardigans ou com decote redondo. Misturar gargantilhas com colares compridos funciona bem. Experimente ainda associar uma choker necklace a essa mistura. Vai ficar divo.

Não importa se a bolsa é grande ou pequena, as correntes aparecem como forte elemento na sua construção. Acessório imprescindível no inverno adote o modelo que melhor se adapta ao seu estilo e adicione ornamentos, como pingentes, pompom ou aplicações para esbanjar atitude.

As botas são vistas em quase todas as produções. Fazem parte do guarda roupa feminino e não precisa mais que o dia esteja realmente frio para usá-las. Aparecem bem compridas substituindo as meias. O modelo militar, antes associado ao universo punk,  agora é permitido em produções bem femininas como vestidos longos, saias com brilho ou mesmo com o jeans.

Se você tinha dúvidas de como usar colete, agora pode aplicar todas essas dicas em seu dia a dia e construir looks atuais e cheios de charme. Assine nossa newsletter para receber outros conteúdos e ficar por dentro das melhores tendências de moda!

Se você curtiu esse post assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!